A terceira proposta de trabalho baseou-se na cor, na manipulação da cor. Quando escolhemos as cores a utilizar numa determinada imagem temos de nos centrar nas sensações e na mensagem que a mesma imagem quer transmitir: as cores mais “vivas”, como por exemplo o laranja e o amarelo, são relacionadas com a alegria, calor, vida, dia enquanto as cores mais escuras, como o preto ou o azul-escuro, transmitem frio, escuridão, noite, tristeza.
Nesta proposta, tivemos de manipular as cores de uma publicidade, uma paisagem e um produto. Estes são os três mais importantes em relação à escolha apropriada de cores, pois como já referimos a cima, o seu principal objectivo é transmitir uma sensação (mais direccionada para a paisagem) e uma mensagem (a publicidade).
Para essa alteração utilizámos o programa Adobe Photoshop CS4, com a ferramenta Color Balance, ajustando os tones através do aumento ou diminuição das cores primárias (Cyan, Magentae Yellow), preservando a luminosidade.
Nesta proposta, tivemos de manipular as cores de uma publicidade, uma paisagem e um produto. Estes são os três mais importantes em relação à escolha apropriada de cores, pois como já referimos a cima, o seu principal objectivo é transmitir uma sensação (mais direccionada para a paisagem) e uma mensagem (a publicidade).
Para essa alteração utilizámos o programa Adobe Photoshop CS4, com a ferramenta Color Balance, ajustando os tones através do aumento ou diminuição das cores primárias (Cyan, Magentae Yellow), preservando a luminosidade.
Para a publicidade, o grupo escolheu uma imagem do anúncio publicitário do perfume “CH”, de Carolina Herrera:
Nesta imagem, o vermelho é a cor que mais se destaca. Associamos a esta cor: o amor, a paixão e a sedução. São as sensações que predominam esta cor. A escolha desta cor foi escolhida porque a embalagem do perfume é vermelha, logo podemos dizer que a opção pelo encarnado foi para que o sexo feminino se sentisse sensual, sedutora, apaixonada.
O grupo decidiu alterar esta publicidade de forma que a mensagem transmitida pela original fosse completamente diferente.
Na Imagem Modificada 1, os tons predominantes são o verde e o amarelo. Estas cores difundem uma mensagem completamente diferente da original. Faz-nos quase lembrar o Castelo do Feiticeiro de Oz.
A escolha destas tonalidades deu-nos um conceito de serenidade, um ambiente chique e tranquilo. O lado sedutor tornou-se num lado mais terno, mais tímido.
A Imagem Modificada 2, utilizámos cores mais escuras, com tons azulados e arrochados, que nos dá sensação de um lugar mais frio, mais arrojado, mais frio e distante. Vemos a Mulher no seu lado mais maléfico, como a Bruxa Má, poderosa, perigosa.
O que mais se verificou na manipulação da publicidade deste perfume foi a alteração das várias facetas que o sexo feminino tem conforme o ambiente envolvente.
Em relação à paisagem, escolhemos uma imagem de um grande iceberg no meio do oceano. A alteração desta imagem consistiu em dois tópicos: fases do dia (manhã, tarde, noite) e estações do ano.
Como já referimos, esta paisagem refere-se a um iceberg no meio do oceano, automaticamente associamos às várias tonalidades de azul e cinzento, pois são as cores predominantes nestes lugares. Associamos também ao frio e ao Inverno.
Voltámos aos tons amarelados e esverdeados. Ao contrário da imagem original, esta leva-nos a outro plano, ou seja, invés àquilo que transmite a paisagem “real”.
A esta associamos o calor, o final de tarde e o Verão. O conceito original fica distorcido, já não associamos logo a um iceberg mas sim a uma montanha.
Neste caso, a manipulação foi feita escurecendo a paisagem original, para que a perspectiva fosse a mesma da imagem original mas de noite (cores escuras). O frio e o Inverno permanecem tal como na ilustração.
Contudo, nas três paisagens são visíveis a tranquilidade e o vazio, quase que nos dá a sensação do barulho do mar e dos pinguins.
Decidimos escolher este tipo de produto porque a Nivea diferencia as suas variadas gamas através da cor. Como já referimos, a gama escolhida foi os cremes para a noite. O azul-escuro é associado logo ao conceito Night, ou seja, noite.
Esta cor predomina o fundo e a embalagem, sendo o creme branco, destaca-se entre a escuridão e o facto de estar só metade da embalagem aberta, associamos a uma meia-lua (noite).
Aclarámos o azul, para que a mensagem transmitida fosse oposta à original, um creme para o dia, seria o Day. Aquela meia-lua que se via na imagem original deixou de existir. O conceito original “apagou-se”. Escolhemos uma cor clara para representar a manhã, o céu azul.
Para a segunda imagem modificada, escolhemos o amarelo com alguns tons de laranja para representar a gama muito conhecida da Nivea: After Sun. São cores vivas e quentes automaticamente associada ao sol, calor e praia e, também, ao pôr-do-sol no Verão, mais uma vez a questão das estações do ano reflectidas na manipulação das cores.
É um facto que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.
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