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17 de abril de 2011

A Cor


A cor é muito importante a nível do design, saber jogar com as várias cores é fundamental.

O que é a cor?

As  cores são ondas electromagnéticas. Com os nossos olhos podemos apenas observar ondas entre 400 e 700 microns (Unidade de medida do comprimento de ondas). Cada cor tem o seu comprimento de onda, mas estas ondas não têm cor. A cor que vemos é um efeito produzido nos nossos olhos e cérebro.

Podemos estudar a cor a diversos níveis: 
Física (energia e tamanho das ondas de luz);
Química (a composição dos pigmentos);
 Fisiologia (influência da luz nos olhos);
 Psicologia (o efeito da cor no consciente humano e o seu simbolismo).

Sistemas de cor

Os sistemas de cor dependem do meio com que se trabalha. Na pintura, temos varias cores, podendo conjuga-las através do método subtractivo (significa que começamos com branco e acabamos com o preto, quando juntamos mais cor o resultado torna-se mais escuro e tende para o preto). No caso de utilizar-mos ferramentas digitais, a cor é obtida através do meio aditivo (quanto mais cor juntar-mos o resultado fica mais claro e tende para o branco).

Características


  • Tom (nome e propriedades/ mistura de cor que a torna perceptível);
  • Brilho, Saturação (o nível de branco, preto ou cinza adicionados a uma cor);
  • Extensão (proporções de cada cor utilizada);
  •  Simultâneo (mudança de uma cor para a sua complementar).

Significado/Simbolismo



  • Vermelho (Associado a energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, paixão, desejo e amor;
  •  Vermelho claro - alegria, sexualidade, sensitividade;
  • Vermelho escuro - vigor, força de vontade, raiva, coragem, malícia).


  • Amarelo - Alegria, intelecto e energia (produz a sensação de quente, estimula actividade cerebral).


  • Azul - Confiança, lealdade, sabedoria, inteligência, fé, verdade; 
  • Azul claro - saúde, cura, tranquilidade.





As cores têm poder de comunicação bem maior do que se imagina. É importante saber trabalhar com a psicodinâmica das cores, para que elas transmitam a imagem e as sensações orientadas no briefing. Cada cor transmite informações, sensações e emoções diferentes. Uma boa introdução neste assunto é encontrada no site Color in Motion, que por meio de uma animação, dá exemplos de sensações e emoções que cada cor pode representar.


Contrastes

 É a diferença entre dois efeitos cromáticos comparativamente. Quando temos diferenças absolutas (Branco - Preto, Quente - Frio, Grande - Pequeno) falamos de contraste de opostos ou polaridades.
Existem sete tipos de contraste (Entre cores puras (por exemplo as cores primárias), claro e escuro, cores quentes e frias, cores complementares, contraste simultâneo, contraste de qualidade (saturação) e contras-te de quantidade (extensão).

Contraste entre cores puras: Cria um efeito energético e determinado (este efeito desvanece assim que usemos cores secundárias ou terciárias).


Contraste entre claro e escuro: A expressão mais forte entre claro e escuro será entre branco e preto. Mas amarelo e violeta criam o contraste mais forte.

Contraste entre Cores quentes e frias: Vermelho e laranja são as cores mais quentes, enquanto que azul e verde são as mais frias.




Complementares:  Duas cores são complementares quando misturadas produzem cinza. Na roda de cores, situam-se opostas uma à outra (dei o exemplo de algumas em cima).

Simultâneas: Resulta do facto de qualquer cor dada, o olho simultâneamente requer a sua cor complementar e cria-a espontaneamente se esta não estiver presente (por exemplo, se tivermos um quadrado vermelho e olharmos fixamente para o mesmo e de seguida olharmos para uma parede branca vêmos o mesmo quadrado verde). Este efeito não pode ser fotografado.

Contraste de saturação (qualidade): Tem a ver com o grau de pureza da cor, podemos diluir as cores com cinza, branco ou preto obtendo varias tonalidades da mesma cor.


Quantidade (Extensão): Contraste entre grandes e pequenas áreas de cor, a proporção entre 2 ou mais cores podem-se dizer estar em balanço ou harmonia sendo uma das cores mais usada que a outra (s).

O modo de jogar com as cores, para passar certa mensagem é um ponto fulcral no design, por exemplo se nos for proposto criar um logo para um Spa não podemos usar qualquer jogo de cores (neste caso específico usar-se-ia como base o azul claro, que passa a ideia de saúde e calma, podendo jogar com um pouco de rosa, mas usando predominantemente azul....se fizesse-mos um logo em tons de vermelho e preto daria a sensação de algo mais severo e assim sucessivamente), embora caiba a qualquer designer tomar as suas opções, existem regras base no que toca à cor. E sabendo jogar com as cores, mais facilmente conseguimos passar a mensagem pretendida.







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