Foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940).
A Teoria da Gestalt, nas suas análises estruturais, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias. Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como semelhança, proximidade e outras.
Esse estudo começou pela percepção e sensação dos movimentos,os gestaltistas estavam preocupados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica.
Já que um estímulo físico pode ser percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. Os gestaltistas foram além dos behavioristas quanto à percepção,porque esses viam que além do estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo existe o processo de percepção para melhor compreensão do comportamento humano. Para eles, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as que alteram a percepção do estímulo.
Elementos Básicos da Comunicação Visual
Elementos Básicos da Comunicação Visual
"Sempre que alguma coisa é projectada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou meios de expressão (...). Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são matéria - primas de toda informação visual em termos de opções e combinações selectivas." Donis A. Dondis, Sintaxe da Liguagem Visual
Elementos Básicos da Comunicação Visual |
Três grandes princípios:
Campo perceptivo: é a situação espaço temporal, com características constantes em todos os seus pontos, que é suporte dos fenómenos visuais. Um filme, uma mesa, uma folha de papel, um monitor, podem ser campos perceptivos.
Estrutura: é o esqueleto mais simples que pode apoiar as características espaciais da forma e a relação entre as partes. É a maneira como se organizam as partes de um todo
Forma: é a zona do campo visual que se isola e assim se destaca. Temos tendência para preencher, mentalmente, espaços abertos ou formas interrompidas, dando continuidade virtual ao que se apresenta
descontinuo.
Ilusões de óptica / percepção
Através das ilusões de óptica percebemos que a percepção não é uma mera reprodução, mas sim, uma elaboração activa. Vemos coisas diferentes se focarmos a nossa atenção nas figuras ou no fundo.
Leis da organização da forma
Lei da Proximidade |
Os pontos criam ligações com os que estão mais próximos.
Lei da Similaridade ou Semelhança |
Quando num campo se encontram grupos de formas diferentes temos tendência a
associa-los segundo critérios e semelhança: configuração, tamanho, textura, cor, posição,
direcção...
Lei do Fechamento |
Os nossos cérebros adicionam componentes que faltam para interpretar uma figura parcial como um todo.
Lei da Simetria |
As formas são tanto mais perceptíveis quanto mais simétricas forem.
As formas são mais facilmente identificáveis quando o eixo de
simetria é vertical.
A simétrica confere mais unidade. As formas simétricas parecem mais
acabadas.
Fenómeno Phi (ou movimento estroboscópico):
Foi o primeiro trabalho publicado pelos Gestaltistas (Wertheimer – 1912).
Movimento percebido a partir da apresentação de uma sequência de estímulos estacionários em uma velocidade “óptima”.
Outras Teorias...
RBC theory - Irving Biederman (1987)
Recongnition-By-Components: Invariantes dos objectos denominadas “Geons” (concavidades; curvaturas; arestas; paralelismo; simetria) que comparadas com as“estruturas de memória”, são (ou não) reconhecidas como um objecto uno.
FIT theory - Anne Treisman & Garry Gelade (1980)
Feature Integration Theory: Quando a atenção é direccionada a um objecto são percepcionadas apenas as suas propriedades (e.g., cor; forma; movimento; orientação; et al.) sendo estas integradas no cérebro (Pragnância). A atenção é a chave para seleccionar algumas propriedades em detrimento de outras.
STD theory - Tanner & Swets (1954)
Detection Signal Theory: Centrada particularmente na relação entre a qualidade e intensidade do estímulo físico (e.g., intensidade da luz ou a frequência de um som…) que repercute a experiência sensorial (é um simples ruído?... É um som de aviso?... Uma mancha?... Um rosto?...).
Hubel & Wiesel - Prémios Nobel da medicina e psicologia (1981)
Descobriram exemplos, em gatos, da selectividade do córtex visual, provando a especialização de células (complexas e hipercomplexas) na detecção de diferentes estímulos (e.g., linhas, cor e movimento) que depois se juntam em áreas somatosensitivas do cérebro para formular o “Objecto”.
Responsáveis por inúmeras outras teorias perceptivas que se fundamentam nas suas descobertas e abordagens.
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